domingo, 28 de fevereiro de 2010

Equipa Basket 1994/95




Constituição da equipa:

Em cima (da esq. para direita): Anastácio Sami, Steven Carney, Jack Lothian, Anthony Carver e Nuno Baião;
Em baixo: Paulo Simão, Fernando Carlos Fonseca, Nuno Branco, José Costa e Toy;

O início da caminhada para o Título 1999/00



Sporting 2-0 Porto
26º jornada, época 1999/00

Foto: Acosta, nos festejos do segundo golo da noite.

Eis o jogo, que fez acreditar os Sportinguistas, que o ano de 2000 era leonino. Alvalade, nesta noite, encheu como à muito não se via, pois só faltavam nove jogos para podermos chegar ao sonho, o Título de Campeão Nacional. O adversário, era o FC Porto, o nosso concorrente directo. Em caso de vitória leonina, o Sporting passava a ter quatro pontos de vantagem sobre o clube portista.

Estádio José Alvalade, Lisboa 18 de Março 2000.
Árbitro: Isidoro Rodrigues (Viseu)

Equipa: Schmeichel, César Prates, Beto, André Cruz, Rui Jorge; Duscher, Vidigal; Mbenza (De Franceschi, 72), Pedro Barbosa (cap.) (Toñito, 67), Edmilson (Bino, 84), Acosta.
Treinador: Augusto Inácio

Golos: 1-0, André Cruz (16 m); 2-0, Acosta (37 m).


 Foto: André Cruz na disputa do esférico, juntamente como o jogador portista Aluísio.

Certamente, que o primeiro golo da partida está na memória de todos os Sportinguistas, simplesmente pelo facto de ter sido o primeiro golo do internacional brasileiro André Cruz, com a nossa camisola leonina. Uma fantástica noite, que culminou numa memorável vitória, importantíssima para a conquista de um sonho de todos os Sportinguistas, o tão desejado Título de Campeão Nacional.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

"O grande capitão Zé Carlos"



José Carlos

Um grande defesa de enorme combatividade, excelente na marcação, e nas dobras. A sua polivalência e concentração táctica foram determinantes em momentos muito exigentes, designadamente na carreira vitoriosa na Taças das Taças. Desempenhou um grande Sportinguismo e capacidade de liderança nas funções de "capitão". Fica o registo de ser um dos jogadores que envergaram mais vezes a camisola do Sporting. 

Eis a ficha biográfica desportiva:

Nome: José Carlos da Silva
Data de Nascimento: 22 de Setembro de 1941 (Vila Franca de Xira) ;
Épocas: 12 (1962 a 1974) ;
Estreia no Sporting: Sporting 5-3 Atlético, Estádio José Alvalade - Lisboa, 20/10/1962 ;
Jogos: 348 ;
Golos: 4 ;
Campeonato Nacional: 3 títulos (1965/66, 1969/70 e 1973/74 );
Taça de Portugal: 4 títulos (1962/63, 1970/71, 1972/73 e 1973/74);
Taça das Taças: 1 título (1963/64) ;
Selecção Nacional: 33 Internacionalizações ;



Foto: José Carlos recebe juntamente com a Damas o troféu Somelos-Helanca, do jornal "A Bola", referente à época 1970/71.

Foto: Em pleno estádio Nacional, José Carlos ergue a Taça de Portugal, depois de uma vitória frente ao Benfica por 4-1, na época 1970/71.

Foto: José Carlos saúda os emigrantes em Paris, depois da conquista da Taça do Emigrante num jogo disputado contra o Benfica em 12 de Abril 1971, com uma vitória do Sporting (3-1).

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Grande Noite do Manoel




"A grande noite do Manel", depois de tantas tardes de alegria que nos deu, ontem fomos nós, a darmos ao Manoel uma grande e bonita noite de amizade e afectividade, a este grande homem que vestiu a nossa camisola verde e branca nas épocas de 1975 a 1981. O universo leonino, por iniciativa de José Eduardo antigo colega de Manoel, reuniu-se num jantar de solidariedade ao antigo jogador sportinguista, sendo que a parte da receita obtida com a acção, reverteu para o nosso Manoel.
O ex-avançado brasileiro, Manoel, há muitos anos em Portugal, agora já com 57 anos de idade, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), há cerca de um ano, que veio agravar a débil situação financeira em que se encontrava, facto que, tendo chegado ao conhecimento do seu antigo colega de equipa José Eduardo, mobilizou um conjunto de pessoas e vontades no sentido de o ajudar nesta altura crítica da sua vida. 

 Foto: M.Fernandes, relembra algumas histórias passadas com Manoel.

No restaurante do Estádio José Alvalade, Restaurante Casa XXI, o brasileiro foi homenageado com a presença de 140 pessoas, entre as quais se incluíram o Tesouro Verde, antigos companheiros de equipa, actuais e ex-dirigentes, sócios, adeptos e personalidades do futebol nacional que se juntaram ao evento, entregando donativos, bem como um sentido abraço de amizade ao antigo jogador.

 Foto: Manoel, visivelmente emocionado, agradece a sentida homenagem prestada, na companhia de Paulinho Coelho, locutor da Rádio Renascença e grande Sportinguista.

Além do jantar, foi aberta uma conta no Banco Popular, para quem pretender ajudar o nosso Manoel, poder transferir os seus donativos. 
Rui Jordão, antigo colega de Manoel na linha avançada leonina,  não pôde estar presente por se encontrar em Londres, no entanto, ofereceu dois quadros para serem leiloados no jantar de homenagem ao nosso Manoel. Recordo que um dos respectivos quadros, está agora na Rádio Renascença, a cargo do grande Sportinguista Paulinho Coelho, para ser novamente leiloado, visto que o Dr. Paulo Abreu, terminado o jantar, voltou a oferecer  o quadro para nova licitação.

 Foto: Artur Correia, dirigindo algumas palavras a Manoel e a todos os presentes.

Um dos momentos altos da grande noite, pertenceu a Manuel Fernandes, o nosso eterno capitão, e a Artur Correia, o famoso ruço,  ambos dirigiram umas bonitas palavras a todos os presentes e ainda contaram alguns episódios engraçados do nosso Manoel, dos famosos velhos tempos do antigo Estádio José de Alvalade.
Terminada esta grande noite, no total, foram recolhidos 12 373 euros, um valor importante para suportar, os custos dos cuidados de saúde, a que o nosso Manoel se submete.

 Foto: Manuel Fernandes (à esq.), Manoel (ao centro) e José Lopes, editor do Tesouro Verde (à drt.), com dois elementos do famoso trio de ataque, faltando obviamente Rui Jordão para compor o célebre trio.

Aquando da obtenção desta foto, M.Fernandes, referiu que era a foto dos Maneis, um deles com Ó, e outro sem Ó.

Abaixo, encontra-se um quadro simbólico, personalizado pelo Tesouro Verde,  sendo a caricatura da autoria do mestre Juvenal, dedicado exclusivamente à homenagem do nosso Manel. Antigos companheiros e várias personalidades do Mundo Sportinguista , juntaram-se ao Tesouro Verde,  nesta simbólica homenagem realizada neste mesmo espaço.


Eis os participantes deste simbólico quadro: Cadete, Venâncio, Freire, Vaz, Carlos Lopes, José Manuel Torcato, Oceano, Carvalho, José Carlos, Octávio Machado, Fernando Mendes, Melo, Barão, Inácio, Fernando Mamede, Esmoriz, Manuel Fernandes, Zezinho, José Eduardo, Pedro Gomes, Artur Correia, Bessone Basto e Manoel (assinatura acima da caricatura, ao centro). A todos vós muitíssimo obrigado, Bem Haja.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"O Mãos d'Ouro"



Manuel Marques


Manuel Marques nasceu em Nogueira (Arganil) no dia 19 de Setembro de 1910. A sua vida na grande capital começou aos 12 anos de idade, quando o seu pai e a sua mãe vieram para Lisboa. Frequentou a Escola Minerva e o Liceu Gil Vicente mas, sem saber muito bem porquê, já nessa altura crescia dentro de si a paixão pela medicina.
Manuel Marques nunca conseguiu realizar esse sonho de menino, mas aos 18 anos fez o curso de enfermagem. No primeiro ano alcançou 19 valores; no segundo ano foi escolhido para "professor de ligaduras" e no terceiro voltou a atingir os 19 valores, recebendo o prémio Dr. Lobo Alves.
Ingressou, por isso, nos Hospitais Civis de Lisboa. Começou por ser nomeado praticante do período escolar e depois passou a enfermeiro de segunda classe. Três anos passados (tinha 22 anos) ficou em primeiro lugar no concurso para enfermeiro de primeira classe. Entretanto casou com Maria das Dores, a sua companheira de sempre.
Como queria continuar a estudar e a vida hospitalar não lhe permitia resolver concorrer para enfermeiro da Companhia dos Caminhos-de-Ferro. Mais uma vez, ficou em primeiro lugar e foi colocado nos serviços médicos da estação do Rossio.

Foto: Manuel Marques assiste o jogador Travassos ao serviço da Selecção Nacional.

Quanto a clubes, Manuel Marques foi sempre do Sporting e um dia inscreveu-se no atletismo do Clube. Nunca conseguiu grandes feitos porque não tinha tempo para ir aos treinos, mas um dia alinhou a guarda-redes num jogo escolar. Defendeu uma grande-penalidade e como o jogo foi nas instalações leoninas, depois de acabar o encontro entre estudantes ficou em campo a ser bombardeado pelas grandes vedetas do futebol do Sporting de então. Nunca mais se esqueceu.


Tinha 26 anos quando foi convidado para ingressar profissionalmente no Sporting. Trocou os horários na CP e lá foi para o posto médico do Sporting. Mas era complicado conciliar a sua vida profissional com o Sporting, no entanto esta tarefa durou vinte anos, altura em que Manuel Marques adoeceu gravemente, obrigando-se a deixar a CP e a ficar no Sporting e na Selecção Nacional. Em boa hora.


Foto: Manuel Marques presta cuidados a Victor Damas.

O seu primeiro caso bicudo passou-se com o guarda-redes João Azevedo que num Belenenses - Sporting, ao efectuar uma defesa, fracturou a apófise transversa de uma vértebra dorsal. Passado poucos meses, Azevedo com os milagrosos tratamentos de Manuel Marques, estava completamente curado. Chamaram-lhe então o "Mãos de Ouro". 
Manuel Marques foi um técnico de saúde de elevada qualidade, dotado de uma sensibilidade única para a sua delicada, e por vezes dramática actividade. Os mais famosos atletas do Sporting e do desporto Nacional, passaram pelas suas mãos com uma confiança ilimitada.


Considerava-se "um milionário de amizades". Em 1953, ano de Tricampeonato de Futebol, foi homenageado pelo Sporting, que lhe atribuiu a camisola 12, o simbólico 12º jogador.

Foto: Em Dezembro de 1986, no celebre jogo dos 7-1, Manuel Marques foi distinguido pelo Sporting, recebendo uma salva de prata.


Foram simplesmente 54 anos a servir o Sporting e o desporto, distinguiu-se pelo humanismo com que praticava o seu ofício, com um coração de ouro e mãos de pluma. Manuel Marques faleceu em 1990, e o Sporting designou ao posto médico do antigo estádio, "Sala Manuel Marques".

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sporting 1936/37




Constituição da equipa:

Em cima (da esquerda para a direita): Araujo, Manuel Marques, Galvão, Jurado, Anibal, Azevedo e Szabo.
Em Baixo: Mourão, Pedro, Soeiro, Heitor e João Cruz.

Treinador: Joseph Szabo


Títulos: Campeonato de Lisboa 1936/37.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Amarela para Marco Chagas e a última vitória - 1986




A 48º edição da Volta a Portugal em 1986, ficou sem dúvida para a história do ciclismo em Portugal, bem como na história do nosso clube, pois Marco Chagas nesta mesma edição, com a camisola leonina venceu pela quarta vez a  prova rainha do ciclismo nacional, atingindo até aos dias de hoje, um record pessoal em termos de vitórias individuais nesta mesma competição.


Recordo que o Marco Chagas venceu na totalidade quatro vezes a Volta a Portugal em Bicicleta, a sua primeira em 1982 (FC Porto), a segunda em 1983 (Mako Jeans), a terceira em 1985 e a quarta em 1986, ambas com a camisola verde e branca do Sporting Clube de Portugal. 
Curiosamente, neste mesmo  ano de 1986, para além da grande marca alcançada por Marco Chagas, infelizmente, e para desgosto do mundo Sportinguista, este foi o último ano que o nosso clube que venceu a maior prova do ciclismo nacional, pois a referida modalidade viria a ser extinta no ano seguinte. Recordo que o ciclismo leonino,  foi  simplesmente uma modalidade que contribuiu tanto para  afirmação  do ciclismo e do desporto português, dando inumeras alegrias a todos os Sportinguistas e desportistas.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"Vamos ajudar o Manoel do Ó"



 Manoel


Manoel do Ó, como era conhecido pelos companheiros de equipa e amigos, encontra-se a atravessar uma fase muito difícil da sua vida quer a nível financeiro, quer em termos de saúde, visto ter sofrido recentemente um acidente vascular cerebral. Assim, e com vista a ajudar este grande «leão», alguns amigos decidiram organizar um jantar em que a receita reverte a favor de Manoel.
À frente da organização estão José Eduardo, ex-companheiro de equipa nos anos 80 – ano em que o Sporting foi campeão nacional –, bem como Mário Casquilho e Graça Nunes de Carvalho.

O jantar de apoio a Manoel, está agendado para o dia 22 de Fevereiro, pelas 20h00, no Restaurante Casa XXI, no Estádio José Alvalade. O jantar terá o valor de 35 euros.
As inscrições podem ser efectuadas através de Andreia Santos, telefone n.º 21 7512380. Certamente que o Tesouro Verde vai lá estar.
Foi também aberta uma conta no Banco Popular para auxiliar Manoel, cujo NIB é 0046001300600194227.90; .

Fonte: www.sporting.pt


Manoel foi um grande avançado de combate. Jogando sempre no seu limite, jogando e fazendo jogar. Juntamente com Keita, Manuel Fernandes e Jordão formou várias linhas avançadas de grande qualidade no Sporting durante os anos que permaneceu em Alvalade. De todos os jogos disputados com a camisola leonina, Manoel e os Sportnguistas, nunca iram esquecer uma celebre eliminatória da Taça de Portugal na época 76/77, em que o avançado brasileiro apontou os três golos da vitória de 3-0 sobre o rival Benfica.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Manoel da Silva Costa 
Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1953, Porto Alegre (Brasil).
Nacionalidade: Brasileiro
Épocas: 6 (1975/81);
Estreia no Sporting: Sp.Braga 1-2 Sporting, Estádio 1º Maio (Braga), 11/04/1976.
Jogos: 148 ;
Golos: 56 ;


 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Campeões Europeus - 1977



Foi no dia 6 de Fevereiro de 1977 que o Sporting Clube de Portugal, apontou um feito histórico no desporto nacional, pois sagrou-se pela 1ª vez vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato na modalidade de Atletismo.

 
Esta belíssima equipa, orientada pelo grande mestre do atletismo Português Professor Mário Moniz Pereira, era formada por (da esquerda para a direita): Aniceto Simões, Carlos Lopes, Fernando Mamede e Carlos Cabral.
 
Foto: Prof. Mário Moniz Pereira e os seus atletas, festejam a conquita do título Europeu.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"Central eficiente" - Marco Aurélio



Marco Aurélio


Chegou a Alvalade para compor o plantel no inicio da época 1994/95. Proveniente do União da Madeira, o defesa brasileiro realizou grandes exibições no clube insular. Na equipa leonina ganhou rapidamente lugar, formando juntamente com o marroquino Naybet uma excelente dupla de centrais. No campo com a camisola verde e branca, mostrou todo o seu empenho e dedicação. Um grande defesa central, de alta e estatura e felino, comando muitas vezes o quarteto defensivo. Por toda a sua humildade e seriedade, foi nomeado um dos capitães da equipa leonina durante os anos que permaneceu em Alvalade.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Marco Aurélio da Cunha Santos
Data de Nascimento: 18 de Fevereiro de 1967, Rio de Janeiro (Brasil);
Épocas: 5 (1994-99) ;
Estreia no Sporting: Farense 0-2 Sporting, Estádio São Luís, Faro  20/08/1994 ;
Jogos: 172 ;
Golos: 3 ;
Taça de Portugal: 1 título (1994/95) ;
Supertaça: 1 título (1995/96) ;

Foto: Marco Aurélio no seu primeiro derby frente ao eterno rival, Sporting 2-0 Benfica, época 1994/95.

Na memoria de todos os Sportinguistas está bem presente, o momento em que Marco Aurélio ergueu a Supertaça conquistada ao FC Porto em Paris no Parque dos Príncipes na época 1995/96. Sem dúvida, um momento único na carreira do defesa brasileiro.


A meio da época 1998/99, Marco Aurélio, deixa Alvalade para rumar ao futebol italiano, para representar o Vicenza. Deixou saudades no mundo Sportinguista, pois foi um grande profissional que dignificou a camisola verde e branca.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Consagração dos Campeões de 82




Sporting 7-1 Rio Ave
35º jornada, época 1981/82

Com a vitória da equipa leonina (0-3) na deslocação ao Estoril, o Sporting conquistava mais um Campeonato Nacional. Devolvidos oito dias, 16 de Maio 1982, os pupilos de Malcolm Allison, faziam a consagração da conquista do título de Campeão Nacional em Alvalade. Nessa tarde de Maio, Alvalade vestiu a farda de gala, para receber o Rio Ave.
Para além da consagração, e de toda a festa em redor do antigo Estádio José Alvalade, a equipa leonina ainda tinha uma missão, ajudar o avançado Sportinguista Jordão a conquistar a bola de prata.


Constituição da equipa:

Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Jordão, Manuel Marques (massagista), Meszaros, Carlos Xavier, Jaime Lopes (chefe dep. futebol), Virgilio, Freire, Nogueira, Esmoriz, Fidalgo, Malcolm Allison e Dr. Alfaiate (médico).
Em baixo: Ademar, Inácio, Barão, Manuel Fernandes, Bastos, Mário Jorge, Lito, Marinho, Oliveira e Marinho (treinador adjunto).



Neste dia  a equipa leonina respondeu ao publico e à massa adepta, compôs a festa e construiu um resultado estrondoso, vencendo a equipa vila-condense por 7-1.  

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Sporting 1986/87




Constituição da equipa:

Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio, Oceano, Duílio, Gabriel, R.Meade e Damas.
Em Baixo: Fernando Mendes, Zinho, Manuel Fernandes, Negrete, e Mário.

Treinador: Manuel José

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010



Fernando Nelson


Natural da cidade do Porto, foi nas escolas de futebol de formação do FC Porto que começou a dar os primeiros toques na bola. Mais tarde com a idade de júnior, ingressou no Salgueiros, começando ai a sua carreira de futebolista profissional. Em 1991, é convocado para Selecção de Sub-20, onde viria a tornar-se Campeão do Mundo em Lisboa. Terminada a competição, o Sporting contratou o defesa para ingressar no plantel leonino.


Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting: 

Nome: Fernando Nelson Jesus Vieira Alves
Data de Nascimento: 5 de Novembro de 1971, Porto.
Épocas: 5 (1991-96) ;
Estreia no Sporting: Sporting 3-0 Famalicão, Estádio José Alvalade, Lisboa, 25/08/1991 ;
Jogos: 153 ;
Golos: 3 ;
Taça de Portugal: 1 título (1994/95) ;
Supertaça: 1 título (1995/96) ;
Selecção Nacional: 5 Internacionalizações ;
Campeonato do Mundo de Sub 20 - Lisboa 1991, Medalha de Ouro ; 


Em Alvalade foi-se afirmando ano após ano, chegando a ser o titular indiscutível no lado direito da defesa leonina. Um lateral que cumpria a sua missão defensiva e que incorporava-se muito nas jogadas ofensivas do ataque leonino. Com a camisola verde e branca venceu apenas uma Taça de Portugal (2-0 frente ao Marítimo) e uma Supertaça (3-0 frente ao FC Porto).  


Em 1996, deixa o Sporting para rumar até Inglaterra para jogar no Aston Villa. Ficou somente dois anos em terras britânicas, voltando novamente a Portugal, desta vez para regressar ao clube de origem, FC Porto.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sporting - Campeão Nacional de Juniores 1973/74



Foto: Equipa de Juniores - Campeão Nacional 1973/74

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Mensagem do Presidente - 1964



Mensagem do Presidente


Comunicado do Presidente Brigadeiro Horácio Sá Viana Rebelo, a apelar a presença dos Sportinguistas em Alvalade para o difícil jogo frente à equipa Inglesa do Manchester United, 2º mão dos Quartos-final Taça dos Vencedores das Taças 1964.

Recordo que o Sporting tinha sido batido na 1º mão da eliminatória em Old Trafford por uns contundentes 4-1. Esperava-se agora um milagre em Alvalade na 2º mão.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

"Por cada Leão que cair outro se levantará" - Oliveira



António Oliveira


Natural de Penafiel, onde começou a dar os primeiros pontapés na bola, foi no FC Porto que começou a sua carreira de futebolista. No clube portista, iniciou-se nas camadas jovens, chegando até ao plantel sénior onde começou ai a revelar-se como um verdadeiro jogador de futebol. Ano após ano ganha espaço na equipa portista e passa a ser um dos jogadores base da equipa azul e branca, contribuindo de forma directa para o tão desejado título de Campeão Nacional na época 1977/78, quebrando assim o jejum portista de dezanove anos sem conquistas.

No final da temporada seguinte, depois da conquista do bi-campeonato portista, Oliveira ruma ao futebol Espanhol, para representar o Betis de Sevilha. A experiência em terras espanholas não foi a melhor e a meio da temporada 79/80 regressa novamente ao clube azul e branco.
No Verão quente de 1980, com as divergências directivas na direcção do clube portista, Oliveira, incomodado com tamanha situação, vai para a sua terra natal,  onde se torna jogador-treinador do Penafiel. No Penafiel, Oliveira volta a mostrar o seu extraordinário rendimento como médio atacante, efectuando exibições de grande nível.


A meio da temporada 80/81, o presidente João Rocha desloca-se ao norte do pais, e convida Oliveira a ingressar em Alvalade no final dessa mesma temporada, para vestir a camisola verde e branca. Oliveira aceitou o convite, demonstrando inteira vontade de competir novamente ao mais alto nivel num clube grande com a dimensão do Sporting.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: António Luís Alves Ribeiro de Oliveira
Data de Nascimento: 10 de Julho de 1952, Penafiel.
Épocas: 4 (1981-85);
Estreia no Sporting: Sporting 2-2 Belenenses, Estádio José Alvalade (Lisboa), 22/08/1981.
Jogos: 93 ;
Golos: 37 ;
Campeonato Nacional: 1 título (1981/82);
Melhor jogador do Campeonato Nacional: 2 prémios (1981/82 e 1982/83);
Taça de Portugal: 1 titulo (1981/82);
Supertaça: 1 título (1981/82);
Internacionalizações: 7 ;

Na temporada seguinte, época 1981/82, Oliveira chega a Alvalade, para formar um tridente atacante de luxo com Jordão e Manuel Fernandes. Uma grande época para os leões, com a equipa leonina a ser orientada pelo britânico Malcolm Allison, o Sporting conquista celebre dobradinha do futebol português, e para isso contribuiu Oliveira, um dos titulares indiscutíveis da equipa leonina. Nessa mesma temporada, numa altura crucial do campeonato, Oliveira lesionou-se no jogo frente ao Boavista, impedindo o mesmo de disputar o tão desejado derby frente ao rival encarnado em Alvalade na 23º jornada. Dada a indisponibilidade de disputar o referido jogo, Oliveira proferiu uma frase, que viria a ser celebre no mundo leonino, "Por cada Leão que cair outro se levantará". Mesmo sem o contributo de Oliveira, o Sporting venceu o derby, vitória 3-1 com três golos de Jordão.


Na pré temporada 1982/83, depois de um conturbado estágio na Bulgária que acabaria com o despedimento de Allison, João Rocha nomeia Oliveira como jogador-treinador da equipa leonina. Com a dupla função no balneário leonino, alguns jogadores nunca encararam esse facto de uma forma normal, no entanto, Oliveira conquistou a Supertaça frente ao Sp.Braga. Na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, depois do Sporting ter perdido 1-0 frente ao Dínamo de Zagreb na primeira mão, Oliveira na segunda mão da respectiva eliminatória protagonizou uma exibição de gala ao apontar os três golos da vitoria de 3-0 frente à equipa Jugoslava. Curiosamente, no final desse extraordinário jogo, Oliveira recebe a noticia que o seu Pai estava numa situação pouco benéfica de saúde. Um dia marcante certamente para a vida de António Oliveira.

Quando faltava 4 jogos para o final do campeonato nacional, Oliveira é substituído no cargo de treinador da equipa leonina, pois devido à pressaão feita de alguns jogadores, o Presidente João Rocha nomeou um novo treinador para comandar a equipa verde e branca. Josef Venglos (Checoslovaco) foi o eleito para ocupar o lugar de Oliveira no comando da equipa.


Oliveira continuou então em Alvalade somente como jogador, no entanto, devido a algumas lesões graves, nunca mais conseguiu atingir o mesmo nível futebolístico que nos tinha habituado. No final da temporada 84/85, com 33 anos de idade, Oliveira deixa Alvalade para ingressar no Marítimo novamente com a função de treinador-jogador. Por lá terminou a sua carreira como jogador, abraçando logo de seguida a sua carreira inteiramente de treinador de futebol.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sporting 1969/70




Constituição da equipa:

 Em cima (da esquerda para a direita): Manuel Marques (massagista), Manaca, Pedras, Caló, Carvalho. Fernando Vaz (treinador), Pedro Gomes, Hilário, Celestino, Morais, José Carlos e Damas.
Em Baixo: Gonçalves, Chico Faria, Lourenço, Dani, Marinho, Peres, Nélson, Dinis e Alexandre Baptista.

Títulos: Campeão Nacional de Futebol.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Record de Estafetas - 1947




Equipa de atlestismo, recordista de Estafetas 4x400m e 4x800m no ano 1947.
Constituição da equipa leonina, da esquerda para a direita: Castelo Branco, João Jacinto, Domingos Canhão e Artur Dias.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"Campeão Olimpico 1996" - Amunike


Amunike


Chegou a Alvalade no decorrer da temporada de 1994/95, por insistência do treinador Carlos Queiroz, o presidente Sousa Cintra conseguiu a contratação do extremo nigeriano, proveniente do Zamalek do Egipto. Bastou pouco tempo, a Amunike, para afirmar-se como um bom extremo esquerdo. Rápido a executar e com um remate forte, eram as suas principais características como extremo atacante da equipa leonina.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Emmanuel Amuneke
Data de Nascimento: 25 de Dezembro de 1970 (Eze Obodo - Nigéria);
Nacionalidade: Nigeriano
Épocas: 2 (1994-96);
Estreia no Sporting: Sporting 2-0 Beira-Mar, Estádio José de Alvalade (Lisboa), 30/10/1994;
Jogos: 70 ;
Golos: 21 ;
Taça de Portugal: 1 título (1994/95);
Supertaça: 1 título (1995/96);
Selecção Nacional: 12 internacionalizações (Nigéria), Campeão Olímpico - Atlanta 1996.


O seu primeiro golo com a camisola verde e branca, não podia ter sido melhor, foi frente ao rival encarnado, em Alvalade, apontou o único golo da vitória leonina (1-0). Numa jogada do ataque leonino, Amunike, na marca de grande penalidade desferiu um remate fortíssimo, indefensável para o guarda-redes encarnado, o belga Michel Preud'homme.


No final da sua primeira época de leão ao peito, conquista a Taça de Portugal frente ao Marítimo, e na temporada seguinte ganhou a Supertaça na Finalíssima disputada em Paris frente ao FC Porto. No Verão de 1996 é convocado para jogos Olímpicos em Atlanta, onde acabou por sagrar-se Campeão Olímpico de futebol.

Em Dezembro de 1996, deixa Alvalade para ingressar no Barcelona, juntando-se à companhia de Luís Figo e do treinador inglês Bobby Robson.

Sporting 1988/89