domingo, 18 de abril de 2010



Osvaldo Silva


 Natural de Belo Horizonte (Brasil), Osvaldo Silva chegou a Portugal em 1957 para jogar no FC Porto.  Contribuiu para a conquista de um Campeonato e uma Taça de Portugal, mesmo assim ao fim de dois anos, para surpresa de todos, acabou por ser dispensado do clube azul e branco, para rumar até Matosinhos para representar o Leixões. Na equipa Leixonense, fez parte da celebre equipa que venceu a Taça de Portugal em 1961, denominado-se a equipa dos Bebés de Matosinhos. Em Matosinhos permaneceu três épocas, até que aos 28 anos de idade decide voltar a um clube grande, para representar o nosso Sporting.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Osvaldo Silva
Data de Nascimento: 13 de Março de 1934, Belo Horizonte (Brasil);
Épocas: 4 (1962 a 1966);
Estreia no Sporting: Schelbourne 2-0 Sporting, Irlanda, 19/09/1962 ;
Jogos: 111 ;
Golos: 41 ;
Campeonato Nacional: 1 títulos (1965/66);
Taça de Portugal: 1 título (1962/63);
Taça dos Vencedores das Taças: 1 título (1963/64) ;

 Foto: Osvaldo Silva e a sua filha Eunice, no antigo Estádio José Alvalade.

Ingressa em Alvalade na época 62/63, e rapidamente ganhou lugar na equipa leonina. Logo no seu primeiro ano de verde e branco venceu a Taça de Portugal ao V.Guimarães, que deu acesso à competição da Taça dos Vencedores das Taças na época seguinte.
Na época 63/64, Osvaldo Silva, juntamente com os seus companheiros, ganhou um lugar na história do Sporting Clube de Portugal como um dos heróis da equipa imortalizada que conquistou a Taça das Taças, para a qual contribuiu com exibições memoráveis, especialmente no inesquecível jogo em que o Sporting ganhou por 5-0 ao Manchester United com três golos de sua autoria, e no desempate das meias-finais, em que foi dele o golo com que o Sporting derrotou por 1-0 o Lyon.

 Foto: Osvaldo Silva, equipa Leonina vencedora da Taça das Taças, época 1963/64.

Na temporada 65/66, apesar de já não jogar regularmente, ainda contribuiu para a conquista do título de Campeão Nacional. No final da referida temporada, com 32 anos de idade, decide deixar Alvalade, para começar uma nova etapa de sua carreira como jogador-treinador do Olhanense, e mais tarde na Ac.Viseu.

 Foto: Osvaldo Silva e Mário Lino, equipa técnica na época 1973/74.

Mais tarde regressou a Alvalade em 1973 para compor a equipa técnica, como treinador adjunto de Mário Lino, numa época memorável, em que o Sporting conquistou a celebre "dobradinha".Com a saída  inesperada do chefe da equipa técnica, Mário Lino, em vésperas da Final da Taça de Portugal que o Sporting ganhou ao rival Benfica por 2-1, Osvaldo Silva respondeu à altura, comandando a equipa leonina no jogo da referida Final.


Na época seguinte, foi  nomeado como treinador-adjunto de Alfredo Di Stefano, do qual herdou o comando da equipa ainda antes do início do Campeonato, que não completou sendo substituído por Fernando Riera. 

Mais tarde ingressou no departamento do Futebol Juvenil leonino, para treinar os infantis onde conquistou vários títulos, contribuindo para a formação de grandes atletas, com um jeito muito próprio e bem-disposto de ensinar, onde deixou uma  marca própria, em todos que trabalharam e partilharam com ele. 

Sem comentários:

Enviar um comentário