segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma das Unhas de Leão



Carlos Manuel


Natural da Moita, Carlos Manuel, começou a praticar futebol no clube da CUF. Mais tarde, ingressou no histórico clube do Barreiro, o Barreirense, e por lá desponta atenção de todos. O interesse de vários clubes foi intenso, acabando por rumar a Lisboa, para ingressar no rival Benfica. Representa o clube encarnado durante nove anos, e com 30 anos de idade, em Dezembro de 1987, aceita a sua primeira experiência no estrangeiro, rumando até à suíça para representar o Sion.

Terminada a época 1987/88 no Sion, Carlos Manuel aceita o convite de Jorge Gonçalves para regressar novamente a Portugal, sendo ele, uma das tão faladas, Unhas de Leão. Sendo assim, Carlos Manuel iria cumprir o sonho de uma vida, representar o clube do seu coração, o Sporting Clube de Portugal.


Em Alvalade, com a camisola leonina, Carlos Manuel, acabou por não ser muito feliz, pois a nossa equipa de futebol vivia tempos de alguma falta de estabilidade emocional. Mesmo assim, como um dos elementos com uma forte experiência, é de salientar, que  Carlos Manuel respeitou sempre a nossa camisola, sendo logo na sua segunda época de leão ao peito, o capitão da balneário leonino.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Carlos Manuel Correia dos Santos
Data de Nascimento:  15 de Janeiro de 1958, Moita.
Épocas: 2 (1988-90);
Estreia no Sporting: Leixões 0-2 Sporting, Matosinhos, 20/08/1988.
Jogos: 56 ;
Golos: 5 ; 


Terminada a sua segunda época em Alvalade, 1989/90, Carlos Manuel, rescinde o seu contrato, depois de algumas divergências com o treinador leonino Raul Aguas. Conhecido entre todos como o Carlão, Carlos Manuel, com 32 anos de idade, decide ainda continuar a sua prestigiada carreira de futebolista, ingressando no Boavista. Devolvidos dois anos, ingressa no Estoril-Praia, vestindo as cores do clube canarinho duas épocas, terminado por lá, a sua brilhante carreira com 36 anos de idade. Penduradas as chuteiras, aceitou o convite do Estoril-Praia, recém despromovido à Divisão de Honra, para começar a sua carreira de treinador profissional.

 Foto: Carlos Manuel, na disputa do esférico juntamente com o argentino Maradona, no encontro Nápoles 0-0 Sporting, Taça UEFA 1989/90.

Dois anos mais tarde, é nomeado para comandar a equipa de Paranhos, o Salgueiros. Efectua um excelente trabalho, levando a equipa nortenha ao 6º lugar na temporada 1996/97. Adivinhava-se um futuro promissor para o ainda jovem treinador, até que em Janeiro de 1998, é convidado a regressar a Alvalade, desta vez para comandar a equipa leonina, numa fase em que esta, encontrava-se numa fase difícil de resultados desportivos. 

Foto: Carlos Manuel, ao serviço da Selecção Nacional no Mundial do México 1986.

No balneário leonino tentou passar uma nova imagem e um novo discurso, no entanto sem sucesso, o que levou-o no final da referida temporada, deixar o comando da equipa verde e branca. Prosseguiu então a sua carreira de treinador por vários clubes nacionais. Hoje encontra-se a treinar um dos clubes históricos do futebol português, o Oriental.

Sem comentários:

Enviar um comentário