quinta-feira, 28 de abril de 2011

"Um valente Húngaro entre os postes"



Meszaros


Chegou a Alvalade no Verão de 1981, proveniente do Vasas de Budapeste, onde tinha tido a oportunidade de conquistar inúmeros troféus na Hungria. Com 31 anos de idade, aceitou o seu primeiro desafio no estrangeiro, chegando ao Sporting, para ser comandando pelo treinador inglês Malcolm Allison.

Para o Presidente João Rocha, Meszaros, era a solução de um problema há muito adiado, tentativa de esquecer, o já falecido e saudoso, Victor Damas, na baliza leonina. O guardião húngaro, respondeu ao desafio, e mostrou-se ao mais alto nivel na baliza leonina, contribuindo de uma forma decisiva, para a conquista do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal,  fazendo assim a celebre dobradinha, logo no seu primeiro ano de leão ao peito.

Eis a sua ficha biográfica no Sporting:

Nome: Ferenc Meszaros
Data de Nascimento: 11 de Junho de 1950, Budapeste (Hungria).
Épocas: 2 (1981-83);
Estreia no Sporting: Sporting 2-2 Belenenses, Estádio José Alvalade (Lisboa), 22/08/1981.
Jogos: 80 ;
Campeonato Nacional: 1 título (1981/82) ;
Taça de Portugal: 1 titulo (1981/82) ;
Supertaça: 1 título (1982/83) ;
Internacionalizações: 29. Guardião da Selecção Húngara nos Mundiais de Futebol em 1978 (Argentina) e 1982 (Espanha) ;


No ano seguinte, época 1982/83, mesmo com alguns problemas no departamento de futebol leonino, Meszaros contribuiu mais uma vez, para a conquista de mais um titulo, a Spuertaça, disputada a duas mãos frente ao Sp.Braga. Assim, o guardião húngaro fazia o pleno, acabava de conquistar todos os títulos do futebol português. Terminada a referida temporada, Meszaros, para surpresa de todos, abandona Alvalade, em virtude da contratação de um novo guarda-redes, Katzirz, também este, de nacionalidade húngara. Meszaros, descontente com a situação, ruma ao sul de Portugal, para ingressar no histórico Farense. Por lá fica apenas uma época, regressando ao seu pais de origem, para representar o Gyor Eto.


Em 1986, aceita um novo convite para regressar a Portugal, desta vez para ingressar no V.Setúbal, a militar na segunda divisão, curiosamente, treinado pelo antigo treinador leonino, o inglês Malcolm Allsion. Contribuiu, na sua primeira época, de forma decisiva para a subida do clube setubalense à primeira divisão. Mais tarde,  neste mesmo clube, reencontrou outros antigos companheiros leoninos, entre eles, Jordão, Eurico, Zezinho e Manuel Fernandes, sendo este último, o seu ultimo treinador no clube sadino, na sua terceira época em Setúbal. Com 39 anos, no relvado de Setúbal, despediu-se das balizas, e arrumou as luvas, fechando assim a sua brilhante carreira de futebolista profissional.


Em 1994, regressa a Alvalade, desta vez, para compor o quadro da equipa técnica, comandada pelo Professor Carlos Queiroz, sendo o seu cargo de treinador de guarda-redes. Em 1995, foi nomeado como treinador do Lourinhanense, clube satélite de Alvalade.

Sem comentários:

Enviar um comentário