sábado, 6 de março de 2010

"O mestre do Hoquei"



Torcato Ferreira


Eis o grande mestre do Hóquei Patins, Torcato Ferreira. Um Homem modesto e verdadeiro conhecedor da modalidade, não se limitou apenas a formar equipas, mas também, a descobrir talentos entre os mais jovens. Foi ele, que simplesmente conseguiu convencer a António Livramento a trocar o Futebol pelo Hóquei Patins.

Eis a sua ficha biográfica no Sporting:

Nome: Torcato Ferreira 
Data de Nascimento: 24 de Janeiro de 1922, Lisboa.
Função: Treinador Hóquei Patins
Campeonato Nacional: 4 títulos (1974/75; 1975/76; 1976/77; 1977/78) ;
Taça de Portugal: 2 títulos (1976/77; 1977/78) ;


De todos os êxitos desportivos alcançados na modalidade, no Sporting, Torcato Ferreira, teve a honra e o prestigio, de ser o mentor da célebre equipa maravilha, aquela que em 1977, seria a primeira equipa Portuguesa a vencer uma Taça dos Clubes Campeões Europeus em Hóquei em Patins. Recordo que neste mesmo ano, o Sporting arrecadou também o título de Campeão Nacional, bem como a Taça de Portugal.

 
Foto: Torcato Ferreira nos festejos da conquista da Taça dos Campeões Europeus.

 
Foto: Torcato Ferreira, e os seus pupilos, à chegada a Lisboa com o troféu da Taça dos Campeões Europeus.

Ao serviço da Selecção Nacional, foi igualmente o comandante de muitas prestigiadas vitórias internacionais, contabilizando no total, um Campeonato do Mundo e três Campeonatos Europeus na modalidade. Torcato Ferreira, foi e ainda é uma grandes referencias do Hóquei Patins Nacional e Internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário