domingo, 14 de março de 2010

"Ele não temia ninguém"



Octávio Machado


Natural de Palmela, Octávio Machado como jogador profissional, revelou-se como um verdadeiro jogador de futebol ao serviço do clube sadino, V.Setúbal. Mais tarde ingressou no FC Porto, onde atingiu o topo da sua carreira, conquistando alguns títulos nacionais. Terminada a carreira de futebolista, optou por continuar no futebol, começando a sua carreira de treinador. Na temporada 1983/84, estreou-se no banco do Salgueiros, no entanto sem sucesso, acabando por sair no final da referida temporada.
No ano seguinte regressa ao clube azul e branco, para incorporar a equipa técnica comandada pelo treinador Artur Jorge. Permanece no FC Porto até ao ano de 1992, fazendo parte de várias equipas técnicas, compostas por outros treinadores, acabando mesmo por participar na conquista de vários títulos.

Foto: Octávio Machado, na época 1995/96, ainda como adjunto do treinador Fernando Mendes.

Ao fim de quatro anos de interregno no futebol, em Abril 1996, Octávio Machado aceita o convite do Presidente Pedro Santana Lopes, para ingressar no Sporting. O seu cargo seria apenas para ser o treinador adjunto, de um novo treinador a contratar no futuro. No entanto, Octávio sem medos e receios, assumiu a responsabilidade de comandar a equipa leonina, levando-a mesmo à conquista da Supertaça, frente ao FC Porto, no jogo disputado no Parque dos Principies em Paris, com um resultado de 3-0. Algumas semanas depois, consegue o acesso à Final da Taça de Portugal, depois de novamente de derrotar 1-0 o FC Porto, agora Alvalade no segundo jogo das meias-finais. Na final, já não foi tão feliz, pois o Sporting acabaria por sair vencido, perdendo 3-1 com o eterno rival Benfica, naquela que ficou denominada, a final do caso Very Light.

Foto: Octávio Machado, e os seus jogadores, pousam para a foto com título da Supertaça.

Na época seguinte, foi adjunto do Belga, Robert Waseige, onde viria-o a substituir em Dezembro de 1996, conseguindo ainda levar a equipa ao 2º lugar no Campeonato Nacional, e qualificá-la pela primeira vez para a Liga dos Campeões.
Na época de 1997/98, com um grande investimento em jogadores para o plantel, as coisas não lhe correram bem a Octávio Machado, e este demitiu-se após um empate em casa a uma bola com o Varzim.

Sem comentários:

Enviar um comentário