terça-feira, 9 de março de 2010

"Central de elegância extrema"



Alexandre Baptista


Formado nas escolas de formação do futebol leonino, Alexandre Baptista, foi um belíssimo defesa central, que compôs a equipa leonina nos anos sessenta. Dentro de campo, tinha uma posição muito indiscreta, cumprindo sempre com a sua missão, actuando com eficiência e elegância no eixo da defesa verde e branca.

Nome: José Alexandre da Silva Baptista
Data de Nascimento: 17 de Fevereiro de 1941 (Barreiro) ;
Épocas: 9 (1960-61 a 1963-71);
Estreia no Sporting: Sporting 2-0 Atlético, Estádio José Alvalade, Lisboa, 26/02/1961 ;
Jogos: 363 ;
Golos: 3 ; 
Campeonato Nacional: 2 títulos (1965/66, 1969/70);
Taça de Portugal: 1 títulos (1970/71);
Taça dos Vencedores das Taças: 1 título (1963/64) ;
Selecção Nacional: 11 Internacionalizações ;

Foto: A.Baptista (à esq), Mário Cunho (ao centro) director departamento do futebol leonino, e Pedro Gomes (à direita) passeiam nas ruas de Lyon na véspera de mais um jogo, para a caminhada da celebre final de Antuérpia.

Em 1964, foi um dos heróis de Antuérpia, fazendo parte do quarteto defensivo da equipa imortalizada, que venceu a celebre Taça dos Vencedores das Taças frente ao MTK.
Outro grande momento da sua brilhante carreira, foi no ano de 1966, ao serviço da Selecção Nacional no Mundial em Inglaterra, onde jogou cinco jogos na referida competição, tendo destacado-se no comando da defesa da equipa das quinas.
De todos os registos vitoriosos, ao longo da sua carreira de futebolista, recordo que Alexandre Baptista foi também atleta em várias modalidades, entre as quais, o Basquetebol, o Ténis, e o Ténis de Mesa, acabando mesmo por arrecadar alguns títulos nestas modalidades.

Foto: A.Baptista (à esquerda) com os seus companheiros leoninos.

No final da temporada 1970/71, com trinta anos de idade, decide colocar o fim da sua carreira profissional de futebol,  e dedicar-se a uma nova vida profissional, ligada à sua licenciatura concluída em Economia. Para muitos, Alexandre Baptista, foi  um dos grandes jogadores na sua posição em toda a história do futebol nacional. Anos mais tarde, Alexandre Baptista regressou ao nosso clube para exercer funções directivas, tanto na direcção do clube, como no conselho fiscal leonino. Em 2006, foi convidado para a Comissão de Honra do Centenário do Sporting Clube de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário