terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Grande Noite do Manoel




"A grande noite do Manel", depois de tantas tardes de alegria que nos deu, ontem fomos nós, a darmos ao Manoel uma grande e bonita noite de amizade e afectividade, a este grande homem que vestiu a nossa camisola verde e branca nas épocas de 1975 a 1981. O universo leonino, por iniciativa de José Eduardo antigo colega de Manoel, reuniu-se num jantar de solidariedade ao antigo jogador sportinguista, sendo que a parte da receita obtida com a acção, reverteu para o nosso Manoel.
O ex-avançado brasileiro, Manoel, há muitos anos em Portugal, agora já com 57 anos de idade, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), há cerca de um ano, que veio agravar a débil situação financeira em que se encontrava, facto que, tendo chegado ao conhecimento do seu antigo colega de equipa José Eduardo, mobilizou um conjunto de pessoas e vontades no sentido de o ajudar nesta altura crítica da sua vida. 

 Foto: M.Fernandes, relembra algumas histórias passadas com Manoel.

No restaurante do Estádio José Alvalade, Restaurante Casa XXI, o brasileiro foi homenageado com a presença de 140 pessoas, entre as quais se incluíram o Tesouro Verde, antigos companheiros de equipa, actuais e ex-dirigentes, sócios, adeptos e personalidades do futebol nacional que se juntaram ao evento, entregando donativos, bem como um sentido abraço de amizade ao antigo jogador.

 Foto: Manoel, visivelmente emocionado, agradece a sentida homenagem prestada, na companhia de Paulinho Coelho, locutor da Rádio Renascença e grande Sportinguista.

Além do jantar, foi aberta uma conta no Banco Popular, para quem pretender ajudar o nosso Manoel, poder transferir os seus donativos. 
Rui Jordão, antigo colega de Manoel na linha avançada leonina,  não pôde estar presente por se encontrar em Londres, no entanto, ofereceu dois quadros para serem leiloados no jantar de homenagem ao nosso Manoel. Recordo que um dos respectivos quadros, está agora na Rádio Renascença, a cargo do grande Sportinguista Paulinho Coelho, para ser novamente leiloado, visto que o Dr. Paulo Abreu, terminado o jantar, voltou a oferecer  o quadro para nova licitação.

 Foto: Artur Correia, dirigindo algumas palavras a Manoel e a todos os presentes.

Um dos momentos altos da grande noite, pertenceu a Manuel Fernandes, o nosso eterno capitão, e a Artur Correia, o famoso ruço,  ambos dirigiram umas bonitas palavras a todos os presentes e ainda contaram alguns episódios engraçados do nosso Manoel, dos famosos velhos tempos do antigo Estádio José de Alvalade.
Terminada esta grande noite, no total, foram recolhidos 12 373 euros, um valor importante para suportar, os custos dos cuidados de saúde, a que o nosso Manoel se submete.

 Foto: Manuel Fernandes (à esq.), Manoel (ao centro) e José Lopes, editor do Tesouro Verde (à drt.), com dois elementos do famoso trio de ataque, faltando obviamente Rui Jordão para compor o célebre trio.

Aquando da obtenção desta foto, M.Fernandes, referiu que era a foto dos Maneis, um deles com Ó, e outro sem Ó.

Abaixo, encontra-se um quadro simbólico, personalizado pelo Tesouro Verde,  sendo a caricatura da autoria do mestre Juvenal, dedicado exclusivamente à homenagem do nosso Manel. Antigos companheiros e várias personalidades do Mundo Sportinguista , juntaram-se ao Tesouro Verde,  nesta simbólica homenagem realizada neste mesmo espaço.


Eis os participantes deste simbólico quadro: Cadete, Venâncio, Freire, Vaz, Carlos Lopes, José Manuel Torcato, Oceano, Carvalho, José Carlos, Octávio Machado, Fernando Mendes, Melo, Barão, Inácio, Fernando Mamede, Esmoriz, Manuel Fernandes, Zezinho, José Eduardo, Pedro Gomes, Artur Correia, Bessone Basto e Manoel (assinatura acima da caricatura, ao centro). A todos vós muitíssimo obrigado, Bem Haja.

4 comentários:

  1. Adorei estar presente no jantar em honra do grande Sportinguista MANOEL.
    A ELE,as maiores felicidades e muita saúde,e que ela seja sempre verde.Grande emoção de estar ao lado do Leão Manoel.
    Agradeço ao José Eduardo de organizar este evento.
    Parabens a todos os presentes.
    22Fev.2010
    Pedro Lopes

    ResponderEliminar
  2. Não tive oportunidade de estar presente, no entanto, é de louvar a acção demonstrada em torno do Manoel. Felizmente ainda há pessoas no Sporting, com vontade para fazer iniciativas destas.
    Grande Manoel, muitas felicidades ...
    SL
    R.santos

    ResponderEliminar
  3. Bonita iniciativa e merecida homenagem a um excelente avançado e a um grande sportinguista. Umas rápidas melhoras do seu estado de saúde e as maiores felicidades para o futuro são os votos e os desejos de todos os admiradores sportinguistas de Manoooel dos 3 ós, o avançado que um dia fez um "hat-trick" ao Benfica.
    Já agora aproveito s oportunidade para fazer uma correcção ao texto: a caricatura de Manoel que é referida na postagem como sendo da autoria de Francisco Zambujal, na verdade não o é. O autor desta caricatura é Juvenal e esta apareceu reproduzida num cromo da colecção da época de 1978/79 chamada Génios da Bola. Adeus e até uma próxima oportunidade. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo, Alexandre Ribeiro.

    Quero agradecer pela correcção efectuada, relativamente ao autor da caricatura do nosso Manoel. Tem toda a razão, o autor da mesma, é o Juvenal, outro grande mestre da caricatura e na arte do desenho. Obrigado pela sua contribuição neste espaço, sendo que os mesmo está aberto a todos Sportinguistas e Desportistas Nacionais.

    Saudações Leoninas !

    ResponderEliminar