terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"Estreia-se na baliza com 20 anos"



Costinha



Ainda jovem, o guardião era tido como uma jovem esperança entre os postes, tendo dado nas vistas ao serviço da selecção nacional, nos escalões de formação, mais concretamente, no mundial de juniores de 1993. Tendo em conta esse desempenho, chegou a Alvalade apenas com vinte anos,  juntamente com Lemajic, ambos provenientes do Boavista. Recordo que o guardião jugoslavo, tinha sido nas épocas transactas o principal dono da baliza da equipa do Bessa, sendo o jovem guardião o seu substituto.



Nome: Paulo Rebelo Costinha Melo Castro
Data de Nascimento: 22 de Setembro de 1973, Braga.
Épocas: 4 (1993 a 1997) ;
Estreia no Sporting: Sporting 2-0 Salgueiros, Estádio José de Alvalade (Lisboa), 21/08/1993
Jogos: 104 ;
Taça de Portugal: 1 título (1994/95);
Supertaça: 1 título (1995/96) ;
Selecção Nacional: Atleta Olímpico Futebol, Atlanta 1996 (4º lugar);

Chegados os dois guardiões a Alvalade, o treinador inglês Bobby Robson, aposta verdadeiramente no jovem guardião português. Com a saída do treinador britânico, da-se a entrada de Carlos Queiroz, e este, escolhe Lemajic para ocupar a baliza leonina, deixando o jovem guardião no banco. Depois de alguns dissabores do guardião jugoslavo, Carlos Queiroz escolhe Costinha para voltar a defender a baliza leonina. Agarrou a oportunidade como nunca, sendo o guarda-redes leonino nas duas temporadas seguintes, acabando por conquistar uma Taça de Portugal e uma Supertaça.



Na época 1996/97, Costinha volta a ser segunda opção, pois o Sporting tinha contratado o experiente guardião belga, De Wilde. Na temporada seguinte, o Sporting e o treinador Octávio Machado, não contam com a presença do guardião no plantel leonino. Com este facto, o guardião entra em litígio com o clube leonino, ficando um ano em Alvalade somente a treinar, juntamente com o jogador Peixe. Mais tarde, os dois jogadores acabaram por servir de moeda de troca entre outros dois jogadores do FC Porto, Bino e Rui Jorge.

Sem comentários:

Enviar um comentário