quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

"O capitão da Taça das Taças"



Fernando Mendes



Natural de Seia, veio aos 10 anos de idade para Lisboa com os seus pais. Em 1953, por iniciativa  e alguma insistência do seu irmão mais velho, jogador da equipa de juniores do Sporting, Fernando Mendes foi treinar à experiência, onde acabou por ficar nas camadas mais jovens dos leões.

Passando pelas camadas jovens leoninas, aos 20 anos de idade Fernando Mendes compõem o plantel sénior do Sporting, e foi a partir dai que jovem jogador leonino começou a revelar-se com uma grande esperança no futebol profissional.
Passado algum tempo, Fernando Mendes  já era apelidado como um médio de boa técnica, mas principalmente pela sua inesgotável disponibilidade física e grande combatividade, para além do seu grande espírito de liderança, que o levou à condição de Capitão de equipa após a retirada de Travassos, numa altura em que tinha apenas 22 anos.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:  

Nome: Fernando Mamede Mendes
Data de Nascimento: 15 de Junho de 1937 (Seia) ;
Épocas: 12 (1956-68) ;
Estreia no Sporting: Sporting 3-0 Atlético, Estádio José Alvalade - Lisboa, 10/02/1957 ;
Jogos: 448 ;
Golos: 2 ;
Campeonato Nacional: 2 títulos (1957/58 e 1965/66);
Taça das Taças: 1 título (1963/64) ;
Selecção Nacional: 21 Internacionalizações


Como Treinador
Campeonato Nacional: 1 título (1979/80);


De tantos anos de glória com a camisola verde e branca, sem dúvida, que a sua grande conquista foi erguer a famosa Taça dos Vencedores das Taças em 1964. De salientar que o médio leonino, juntamente com o guarda-redes Carvalho,  foi um dos totalistas na histórica campanha que levou o Sporting à conquista do título Europeu.


Foto: Fernando Mendes, capitão de equipa, mostra o troféu Europeu ao Presidente do Concelho António Oliveira Salazar - 1964.

A sua presença na selecção Nacional era imprescindível no meio-campo da equipa nacional para o desempenho futebolístico atingido nestas épocas. A 25 de Abril de 1965, registou-se a sua última presença com a camisola das quinas. Num jogo disputado em Bratislava frente à Checoslováquia, Fernando Mendes, sofreu uma lesão gravíssima no seu joelho.

Tamanha situação, levou o médio a não estar presente no Mundial de 66 em Inglaterra, no entanto, por insistência do seleccionador Nacional, Otto Glória, mesmo lesionado Fernando Mendes acompanhou a comitiva Portuguesa a terras britânicas. Foi simplesmente o reconhecimento de toda a Selecção Nacional e a sua importância no grupo Nacional.


Foto: O Presidente da FIFA, João Havelange, entrega a Fernando Mendes, o troféu referente à conquista do Campeonato Nacional 65/66.

Com uma longa e penosa recuperação, o médio leonino nunca acabou por atingir o seu nível futebolístico em tempos alcançado, pois a lesão sofrida  deixou-lhe marcas profundas no seu joelho. Permaneceu no Sporting até 1967 (30 anos), acabando mais tarde por rumar ao futebol internacional. Passando pela África do Sul ao serviço do Lusitano, como treinador-jogador, e mais tarde no Boston Astros dos Estados Unidos.

Em 1974 regressa a Portugal para começar a sua carreira de Treinador. Passou por alguns clubes pequenos, sendo que em 1977 foi nomeado como treinador da equipa de juniores do Sporting. 

Em 1979, o treinador da equipa sénior Rodrigues Dias abandona o seu cargo em Alvalade, Fernando Mendes, sendo solução de recurso é chamado para ocupar o respectivo cargo. Impondo aquilo que teria apreendido enquanto jogador leonino, implementou em Alvalade uma dinâmica de vitória, levando logo nesse mesmo ano a equipa verde e branca ao título de Campeão Nacional 79/80.


 Foto: Fernando Mendes, orientando a equipa no banco de suplentes, época 79/80.

No ano seguinte, com um inicio de campeonato nada auspicioso, deixa o Sporting em Dezembro de 1980.Continua nos anos seguintes, a sua carreira de treinador noutros clubes de primeira e segunda liga. Em 1987, regressa a Alvalade para compor a equipa técnica desse mesmo ano, treinador-adjunto de Keith Burkinshaw. Foi mais uma experiência entre muitas, que tem mantido no Sporting até aos dias de hoje.


 Foto: Depois da saída de Carlos Queiroz, a meio da época 95/96, Fernando Mendes assumiu o cargo de treinador  principal, até  à entrada de Octávio Machado.

Estando sempre presente, Fernando Mendes coloca o Sporting acima de tudo, pois em situações de recurso marcou a sua posição exercendo o cargo de treinador principal nas épocas 1995/96 e 2000/01. Para além destas duas situações referidas anteriormente, importa dizer que  ao longo dos outros anos, permaneceu no Sporting onde desenvolveu funções importantíssimas quer no futebol de formação, bem como no futebol profissional. Um verdadeiro leão, que é respeitado pelo Mundo Sportinguista.

Sem comentários:

Enviar um comentário