sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"Amor ao Sporting" - Yordanov



Yordanov



Chegou ao Sporting em 1991, proveniente do FC Lokomotiv Gorna Oryahovitsa (Bulgária), onde alcançou o título de melhor marcador do campeonato Búlgaro no ano anterior. O presidente Sousa Cintra acreditou sempre nas suas capacidades, e afirmou mesmo, que o avançado búlgaro, ia deixar a sua marca na história do Sporting. E deixou mesmo. Foi um jogador amado por todos, com uma capacidade de sacrifício inigualável, transpondo sempre de uma forma evidente o seu Sportinguismo. Vestiu a camisola leonina durante 10 anos, e ao longo desses mesmos anos, conseguiu conquistar o coração de todos os Sportinguistas.

Eis a sua ficha biográfica no Sporting:

Nome: Ivailo Stoimenov Yordanov
Data de Nascimento: 22 de Abril de 1968 (Samakov, Bulgária)
Nacionalidade: Búlgaro
Épocas: 10 (1991 a 2001)
Jogos: 222 ;
Golos: 70 ;
Campeonato Nacional: 1 título (2000/01); 

Taça de Portugal: 1 título (1994/95);
Supertaça: 1 título (1995/96);
Selecção Nacional: 50 internacionalizações (Bulgária). Membro da selecção Búlgara que classificou-se em quarto lugar no Campeonato do Mundial de Futebol 1994 ;




 

Yorda, sendo um lutador nato, conseguiu sempre superar algumas adversidades de que foi vítima. Um acidente de viação e uma doença substancialmente grave, colocaram-o numa situação de dúvida, em relação à sua continuidade de jogador profissional de futebol. Felizmente o avançado leonino conseguiu superar todas estas dificuldades.





Com a camisola leonina, há dois momentos do avançado leonino, que ficaram na lembrança de todos os Sportinguistas. Um deles, foi na final da Taça de Portugal na época 1994/95, em que o búlgaro foi o autor dos dois golos da vitória leonina de 2-0 frente ao Marítimo. Com este resultado, o Sporting quebrou um jejum de treze anos no futebol português.
O outro momento marcante de Yordanov, foi na noite da conquista do campeonato 1999/00, o mesmo aquando da celebração dos festejos leoninos, fez questão de elevar-se à estátua do Marques Pombal,  depositando um cachecol do Sporting no cimo desta.


Foto: Oceano, Balakov e Dani, todos juntos com Yordanov, festejando a conquista da Taça de Portugal 94/95.

 
Foto: Yordanov, capitão de equipa, recebendo das mão do Presidente da FPF,o troféu da conquista do Campeonato 1999/00.

1 comentário:

  1. Yorda, foi sem dívida, em toda a sua dimensão um grande Sportinguista. Ainda faz falta no nosso clube, atletas desta grandiosidade, que vivem o Sporting como ninguém. Grande homenagem ao Yorda!

    SL

    C.Fernandes

    ResponderEliminar