segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"O Mãos d'Ouro"



Manuel Marques


Manuel Marques nasceu em Nogueira (Arganil) no dia 19 de Setembro de 1910. A sua vida na grande capital começou aos 12 anos de idade, quando o seu pai e a sua mãe vieram para Lisboa. Frequentou a Escola Minerva e o Liceu Gil Vicente mas, sem saber muito bem porquê, já nessa altura crescia dentro de si a paixão pela medicina.
Manuel Marques nunca conseguiu realizar esse sonho de menino, mas aos 18 anos fez o curso de enfermagem. No primeiro ano alcançou 19 valores; no segundo ano foi escolhido para "professor de ligaduras" e no terceiro voltou a atingir os 19 valores, recebendo o prémio Dr. Lobo Alves.
Ingressou, por isso, nos Hospitais Civis de Lisboa. Começou por ser nomeado praticante do período escolar e depois passou a enfermeiro de segunda classe. Três anos passados (tinha 22 anos) ficou em primeiro lugar no concurso para enfermeiro de primeira classe. Entretanto casou com Maria das Dores, a sua companheira de sempre.
Como queria continuar a estudar e a vida hospitalar não lhe permitia resolver concorrer para enfermeiro da Companhia dos Caminhos-de-Ferro. Mais uma vez, ficou em primeiro lugar e foi colocado nos serviços médicos da estação do Rossio.

Foto: Manuel Marques assiste o jogador Travassos ao serviço da Selecção Nacional.

Quanto a clubes, Manuel Marques foi sempre do Sporting e um dia inscreveu-se no atletismo do Clube. Nunca conseguiu grandes feitos porque não tinha tempo para ir aos treinos, mas um dia alinhou a guarda-redes num jogo escolar. Defendeu uma grande-penalidade e como o jogo foi nas instalações leoninas, depois de acabar o encontro entre estudantes ficou em campo a ser bombardeado pelas grandes vedetas do futebol do Sporting de então. Nunca mais se esqueceu.


Tinha 26 anos quando foi convidado para ingressar profissionalmente no Sporting. Trocou os horários na CP e lá foi para o posto médico do Sporting. Mas era complicado conciliar a sua vida profissional com o Sporting, no entanto esta tarefa durou vinte anos, altura em que Manuel Marques adoeceu gravemente, obrigando-se a deixar a CP e a ficar no Sporting e na Selecção Nacional. Em boa hora.


Foto: Manuel Marques presta cuidados a Victor Damas.

O seu primeiro caso bicudo passou-se com o guarda-redes João Azevedo que num Belenenses - Sporting, ao efectuar uma defesa, fracturou a apófise transversa de uma vértebra dorsal. Passado poucos meses, Azevedo com os milagrosos tratamentos de Manuel Marques, estava completamente curado. Chamaram-lhe então o "Mãos de Ouro". 
Manuel Marques foi um técnico de saúde de elevada qualidade, dotado de uma sensibilidade única para a sua delicada, e por vezes dramática actividade. Os mais famosos atletas do Sporting e do desporto Nacional, passaram pelas suas mãos com uma confiança ilimitada.


Considerava-se "um milionário de amizades". Em 1953, ano de Tricampeonato de Futebol, foi homenageado pelo Sporting, que lhe atribuiu a camisola 12, o simbólico 12º jogador.

Foto: Em Dezembro de 1986, no celebre jogo dos 7-1, Manuel Marques foi distinguido pelo Sporting, recebendo uma salva de prata.


Foram simplesmente 54 anos a servir o Sporting e o desporto, distinguiu-se pelo humanismo com que praticava o seu ofício, com um coração de ouro e mãos de pluma. Manuel Marques faleceu em 1990, e o Sporting designou ao posto médico do antigo estádio, "Sala Manuel Marques".

1 comentário:

  1. Ocorreu ontem, 19 de Setembro, o Centenário do Nascimento de Manuel Marques (Massagista), que pena não terem assinalado, mas é sempre a tempo.

    Visite
    http://www.arganil.pt/portal/v1.0/noticia_iden.asp?id=184

    Cumprimentos

    João Travassos

    ResponderEliminar