quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Hattrick de Jordão e o soco de Bento


Sporting 3-1 Benfica
23º jornada - época 1981/82



Faltavam sete jogos para o final do campeonato. A vantagem pontual do Sporting era larga, cinco pontos em relação ao rival Benfica. Aquele derby em Alvalade era, por isso, mais decisivo do que nunca.
O pais parou para ver os artistas como Meszaros, Manuel Fernandes ou Jordão. No estádio e também em casa, com uma transmissão inédita da RTP com cinco câmaras no relvado tudo em directo. Só mesmo Oliveira, com o pé rodeado de gesso, não pôde jogar. Mas o duelo mais esperado esperava-se entre os dois Manuéis: Manuel Fernandes e Manuel Bento do Benfica.

Estádio José Alvalade, Lisboa 28 de Março 1982.
Árbitro: Marques Pires (Setúbal)

Equipa: Meszaros, Barão, Carlos Xavier, Eurico e Marinho (Mário Jorge, 57); Virgílio, Nogueira (Freire, 80), Ademar e Lito; Jordão e Manuel Fernandes (cap.).
Treinador: Mallcolm Allison

Golos: 0-1 Carlos Manuel (13 m), 1-1 Jordão (20 m, g.p.), 2-1 Jordão (62 m, g.p.), 3-1 Jordão (78 m).


Foto: Resumdo do jogo.

Os encarnados começaram melhor, com um golo de Carlos Manuel de canto directo. O Sporting acabou por reagir e não baixou os braços empatando o encontro, por intermédio de Jordão, com um golo aos 20 minutos através de grande penalidade. A segunda parte havia de trazer o sumo da história. Aos 19 minutos, Manuel Fernandes isola-se na cara de Bento. Destemido como sempre, o guardião encarnado mergulha aos pés do capitão leonino e rouba-lhe a bola. Bento referiu sempre que Manuel Fernandes raspou-lhe o couro cabeludo - é preciso dizer que, uns dias antes, o guardião benfiquista tinha sido saturado com 16 pontos precisamente naquela zona poucos dias antes. Possesso com a situação, o guarda-redes encarnado levanta-se e empurra Manuel Fernandes. Inteligente, o ponta-de- lança leonino deixa-se cair em pleno relvado de Alvalade. O árbitro Marques Pires não hesitou mediante a situação, e apontou nova grande penalidade expulsando de seguida Manuel Bento.


Foto: Momento que Bento agride Manuel Fernandes, e este cai no relvado.

 
Foto: Jogadores de ambas as equipas tentam acalmar Bento, enquanto Manuel Fernandes estava estendido em pleno relvado.

Jordão, chamado a nova responsabilidade, não desperdiçou a ocasião e apontou o segundo golo da equipa leonina, sendo também o segundo golo da sua conta pessoal no encontro. No ultimo quarto de hora, havia ainda o Sporting marcar o terceiro golo, e novamente pelo avançado Jordão, estabelecendo assim o hattrick no derby lisboeta.

1 comentário:

  1. Lembro me de que dias a seguir ao jogo, ainda houve muitas acusações ao Manuel Fernandes. Diziam que aquilo foi um golpe de Teatro dele, enfim. O falecido guarda redes Bento, perdeu foi a cabeça, numa altura crucial do jogo. Felizmente para nós, ganhámos e ficámos isolados no primeiro lugar.

    SL

    R.Mendes

    ResponderEliminar