sábado, 21 de novembro de 2009



Eurico



Natural de Trás-os-Montes, Eurico, ainda muito novo, rumou à cidade lisboeta juntamente com os seus pais, à procura de uma melhor vida. Para ajudar os seus pais, deixou os estudos ainda muito novo, para começar uma carreira profissional na área de mecânica automóvel. No futebol, começou a jogar no Várzea mudando-se mais tarde para o Odivelas F.C. Ainda na categoria de Juvenil, ingressou no rival Benfica e por lá permaneceu alguns anos até chegar ao futebol sénior.

Em 1979, depois da não renovação do seu contrato profissional com o clube encarnado, o Sporting, por intermédio do presidente João Rocha, convence Eurico a ingressar em Alvalade. Recordo que dias antes, Fidalgo, guarda-redes, pelo mesmo motivo, tinha deixado o clube da luz para rumar a Alvalade para vestir a camisola leonina. Sendo assim, eram dois reforços de peso para a defesa leonina.
Eurico, um defesa central muito forte na marcação e eximiu no jogo aereo. Foi uma das peças fundamentais na conquista dos dois títulos de Campeão Nacional alcançados nas épocas 79/80 e 81/82.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Eurico Monteiro Gomes
Data de Nascimento: 29 de Setembro de 1955 (Santa Marta de Penaguião) ;
Épocas: 3 ;
Estreia no Sporting: Sporting 2-0 Estoril, Estádio José Alvalade, Lisboa, 12/09/1979 ;
Jogos: 116;
Golos: 2 ;
Campeonato Nacional: 2 títulos (1979/80, 1981/82);
Taça de Portugal: 1 título (1981/82);




Foto: Eurico e o treinador britânico Malcolm Allison, época 1981/82.

2 comentários:

  1. Presentemente deviamos ter um treinador como o ALLISON (o beijocas)como os sportingistas o alcunhavam,velhos tempos
    O Leão
    pl

    ResponderEliminar
  2. Ao Paulo Bento:os directores leoninos gostam de falar em microfones verdes,mas P Bento,gosta de falar em microfones vermelhos,boa estadia encarnada.O abutre,é aquele que atravessa o campo da luz
    O Leão
    pl

    ResponderEliminar