quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Polivalência em Campo, Carlos Xavier



Formado nas escolas de futebol de formação do Sporting, Carlos Xavier foi um jogador em que todos os treinadores desejavam tê-lo. A sua capacidade técnica e o rigor táctico que impunha em campo, faziam deste jogador um dos indiscutíveis no onze leonino.

Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Carlos Jorge Marques Caldas Xavier
Data de Nascimento: 26 de Janeiro de 1972, Lourenço Marques (Moçambique);

Épocas: 12 (1980-91, 1994-96) ;
Estreia no Sporting como sénior: Sporting 5-0 Amora, Estádio José Alvalade, Lisboa, 21/12/1980.
Jogos: 333 ;
Golos: 22 ;
Campeonato Nacional: 1 título (1981/82);
Taça de Portugal: 1 título (1981/82 e 1994/95) ;
Supertaça: 3 títulos (1981/82; 1987/88 e 1995/96);
Selecção Nacional: 10 Internacionalizações ;

Estreou-se apenas com 19 anos na equipa principal do Sporting, na época de 80/81, estreia essa que não podia ter sido melhor, marcou um dos golos da vitória do Sporting (5-0) ao Amora. Na época seguinte, com o treinador britânico Malcolm Allison, Carlos Xavier impôs-se definitivamente como titular, jogando a defesa-central, formando uma dupla coesa com Eurico. Para além dos 33 jogos realizados nessa época, Carlos Xavier e os seus companheiros acabariam por alcançar a dobradinha.
 

 
Seguidamente, Carlos Xavier e alguns jogadores, acabam por ser vítimas de alguns problemas de instabilidade no futebol do Sporting, ocorrendo inumeras mudanças todas as épocas, o que provocou aí algum declínio na sua carreira de futebolísta. Na época 86/87, Manuel José treinador, prescindiu de Carlos Xavier, e este acabou por ser emprestado à Académica de Coimbra. Volta a Alvalade um ano depois, e completa quatro épocas de leão ao peito.
 

Foto: Carlos Xavier, regressa a Alvalade na época 1994/95.

Na época 90/91, o Sporting chega às meias-finais da Taça Uefa, com Marinho Peres a treinador, onde define Carlos Xavier como defesa direito da equipa. Este demostra as suas grandes qualidades de futebolista neste lugar, tendo sido uma peça fundamental na equipa do Sporting nessa época. Findada a época, juntamente com Oceano, Carlos Xavier igressa no Real Sociedade.
Permanece no clube Basco durante três anos, e regressa a Alvalade em 1994. Realiza mais uma grande época com a camisola leonina, fazendo parte de uma equipa de jogadores de grande qualidade, acabando no entanto por conquistar a Taça de Portugal frente ao Marítimo.


Foto: Carlos Xavier, no encontro Real Madrid 1-0 Sporting época 1994/95.

Convencido por todos, realiza o seu último ano como futebolista antes de pendurar as botas. Conquista mais um troféu, a Supertaça frente ao FC Porto em Paris, onde apontou o último golo da vitória do Sporting 3-0.
Terminada a carreira como futebolísta, Carlos Xavier continuou ligado ao futebol, jogando na modalidade de Futebol de Praia onde representou inúmeras vezes o nosso País. Mais recentemente foi um dos elementos fundadores do projecto de Escolinhas de Futebol lançados em Portugal, tendo sido mais tarde incluído na rede do Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário