sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Capitão de Esforço e Dedicação - Oceano



 Oceano


Oceano Cruz, começou a sua carreira de futebolista como avançado, na margem sul do Tejo, jogando no Almada e no Pescadores da Costa da Caparica antes de se transferir para o Odivelas. Foi na Madeira, e no Nacional, que começou a recuar no terreno, ficando mais longe do golo. Jogador discutido, muitos consideravam-no sem categoria técnica para grandes feitos, Oceano foi um caso raríssimo de auto-aperfeiçoamento.


Ingressou no Sporting na temporada 1984/85, pela mão de Pedro Gomes, seu ex-treinador no Nacional da Madeira, onde nesse mesmo ano viria a ser adjunto de John Toshack no corpo da equipa técnica. No Sporting, Oceano tornou-se sem dúvida, um jogador bastante voluntarioso, que por vezes por querer fazer tanto, e bem, se atrapalhava. Personalizava a força em campo, era inquebrável jogando sempre no limite.

Eis a sua ficha biográfica no Sporting:

Nome: Oceano Andrade da Cruz
Data de Nascimento: 27 de Julho de 1972, São Vicente (Cabo Verde);

Épocas: 11 (1984-91, 1994-98) ;
Estreia no Sporting como sénior: A.Coimbra 3-2 Sporting, 2/09/1984 ;
Jogos: 543 ;
Golos: 76 ;
Taça de Portugal: 1 título (1994/95) ;
Supertaça: 2 títulos (1987/88 e 1995/96);
Selecção Nacional: 33 Internacionalizações ;


A pouco e pouco assumiu-se como um daqueles indispensáveis que existem sempre em todas as equipas, em todos os tempos e em todos os lugares. Disponível até ao limite das suas forças – que pareciam inesgotáveis -, solidário com os companheiros, intransponível para os adversários, foi igualmente impondo, além do seu estilo nem sempre ortodoxo, nem sempre plástico, uma liderança firme, quase silenciosa.

Foto: Oceano ergue a Supertaça conquistada ao rival Benfica, época 1987/88.

Foto: Oceano no jogo Sporting 2-0 Tiresense, época 1994/95.

Em 1991, Toshak, agora treinador do Real Sociedad, convidou-o juntamente com Carlos Xavier para ingressarem no clube basco . A sua dedicação em campo fez com que torna-se um ídolo em terras de nuestros hermanos. No final de algumas épocas, em 1994 regressa novamente ao seu clube do coração, e melhor que nunca.


Fez ainda 4 temporadas ao mais alto nível, durante as quais cimentou a preponderância conquistada na Selecção Nacional, como referência para uma jovem geração (a de ouro) que estava a chegar.
Foi capitão do Sporting durante largos anos, quem com ele lidava sabia que podia encontrar uma pessoa rigorosa e disponível para ajudar o grupo.

Foto: Oceano nos minutos finais do jogo da Supertaça 95/96, FC-Porto 2-2 Sporting, defendeu a baliza do Sporting. Não sofreu nenhum golo.

No final de 1997/98, após algumas divergências com a direcção, deixa o clube do seu coração com alguma mágoa e ingressa no Toulouse, clube francês, e por lá terminou a sua brilhante carreira de futebolista.

1 comentário:

  1. Oceano a jogar à baliza, lembro que ele ainda defendeu um livre-directo nesse jogo frente ao Porto. Grande Tanque !!

    A sua saida do Sporting, foi mais umas daquelas coisas que ficaram por explicar, enfim ...

    SL

    F.Matos

    ResponderEliminar