domingo, 20 de setembro de 2009




"Açoreano Sportinguista", Mário Lino



Nasceu na ilha da Horta, e foi aí que Mário Lino começou a dar os seus primeiros pontapés numa bola. Começou a sua carreira de futebolista no Fayal Sport, onde logo apenas com 13 anos de idade já jogava na equipa principal deste clube. Mais tarde, ingressou no Lusitânia na ilha terceira, clube mais representativo dos Açores. Esta foi simplesmente a primeira transferência de um jogador entre clubes açorianos. Representou as cores do Lusitânia durante quarto anos até ingressar no Sporting Clube de Portugal.


Foto: equipa do Sporting época 58/59, composta por Mário Lino (em cima, o primeiro da esquerda para direita) e ainda dois dos violinos, Vasques e Travassos.

Na temporada 1958/59, a equipa do Sporting, no sector defensivo, estava em renovação. Com a chegada de Mário Lino, o treinador Enrique Fernandez, apostou no açoriano como defesa-direito. Mário Lino, respondeu muito bem a esse desafio, pois apesar deste ser baixo era muito forte fisicamente e tinha uma grande capacidade de desarme, que aliada à sua excelente técnica individual, o tornou num jogador que também era capaz de participar nas acções ofensivas da equipa. Eis a sua ficha biográfica desportiva no Sporting:

Nome: Mário Goulart Lino
Data de Nascimento: 9 de Janeiro de 1937 , Horta (Açores).
Épocas: 9 (1958 a 1967) ;
Estreia no Sporting: Barreirense 0-1 Sporting, Barreiro, 14/09/1958
Jogos: 184 ;
Golos: 6 ;
Campeonatos Nacional: 2 títulos (1961/62, 1965/66);
Taça de Portugal: 1 título (1962/63);
Taça das Taças: 1 título (1963/64);
Troféu Teresa Herrera: 1 título (1962/63);
Internacionalizações: 6 ;

Como Treinador
Campeonatos Nacional: 1 título (1973/74);
Taça de Portugal: 2 vitórias (1972/73 e 1973/74);


Foto: Pelé (à esq.), Mário Lino (ao centro) e Garrincha (à drt.) no enconto Portugal - Brasil em 1962.

Mário Lino, jogador de grande entrega, vestiu a camisola verde e branca durante 9 anos, consagrando-se num grande atleta de excelência do clube. Já na fase final da sua carreira, contribuiu para o desempenho da equipa leonina, na conquista da Taça dos Vencedores das Taças em 1964.

Terminada a sua carreira como futebolista, na época 1967/68, Mário Lino é designado treinador da equipa de Juniores. Começa aqui a sua carreira de treinador de futebol.



Foto: Mário Lino (treinador), dá ordens a Yazalde no intervalo do jogo Sporting - Benfica 1974.

Em Janeiro de 1968, foi nomeado treinador da equipa principal, substituindo Fernando Caiado, orientando a equipa até à chegada de Armando Ferreira, de quem passou a ser adjunto, funções que manteve após a entrada de Fernando Vaz, com o qual voltou a ganhar o Campeonato Nacional na temporada 1969/70.


Foto: Mário Lino (treinador) e Osvaldo Silva, equipa técnica época 73/74.

Em Fevereiro de 1972, é novamente chamado ao comando da equipa, para substituir Fernando Vaz, que entretanto tinha entrado em litígio com a Direcção do clube, conseguindo aí a sua primeira presença como treinador numa Final da Taça de Portugal, em que o Sporting perdeu por 3-2 com o Benfica.

Na temporada seguinte, com a chegada do inglês Ronnie Allen, voltou a ser adjunto, mas mais uma vez acabou por ficar com a equipa nos braços a cinco jornadas do fim do Campeonato, e conseguiu novamente chegar à Final da Taça de Portugal, vencendo agora por 3-2 o V.Setúbal.


Foto: Mário Lino e os seus jogadores, festejam a conquista da Taça de Portugal frente ao V.Setúbal, época 72/73.

Nomeado treinador principal para temporada seguinte, 1973/74, que ficaria na história como uma das melhores de sempre do Sporting, chegou às meias-finais da Taça das Taças, e ganhou o Campeonato e a Taça de Portugal, embora Mário Lino já não tenha estado no banco na Final desta, devido a um desentendimento com a Direcção, relacionado com a preparação da época seguinte, que ele considerou que estava a ser mal conduzida.


Foto: Jogadores levam Mário Lino em ombros, todos festejam a conquista do Campeonato Nacional época 73/74.

Mário Lino, prossegue então a sua carreira de treinador em vários clubes nacionais. Devolvidos 17 anos, 1991, regressou ao Sporting pela mão de Sousa Cintra, presidente na altura, para ocupar o cargo de Secretário Técnico, com funções de supervisão e coordenação do Departamento de Futebol Juvenil do Sporting.

Dois anos depois, 1993, passou ser o Chefe do Departamento de futebol profissional. Em 1996, regressa ao futebol juvenil do Clube, para exercer funções de coordenador administrativo, função que ainda mantém na actualidade no centro de formação na Academia Sporting.

2 comentários:

  1. Mário Lino, grande homenagem a este grande Sportinguista. Vestiu a camisola leonina, quando foi necessário alguém aguentar o barco. Ele esteve presnte.

    Saudações Leoninas !

    F.S.Matos

    ResponderEliminar
  2. Mário Lino,hoje ainda podia ser o Director Técnico do futebol,porque tem capacidade desportiva e bom condutor de homens no balniário.
    pjml

    ResponderEliminar