terça-feira, 15 de maio de 2012

Primeira Finalíssima da Taça de Portugal



Sporting 2-1 Porto

Foto: Inácio, Artur, Manuel Fernandes, Vítor Gomes e Cerdeira festejam a conquista da Taça de Portugal. 
  
Final da temporada de 1977/78, o Sporting chegava à tão desejada final da Taça de Portugal. O adversário era FC Porto, um grande embate futebolístico em perspectiva.
Estádio Nacional, 17 de Junho de 1978, disputa-se a grande final entre as duas equipas. Apesar de ter sido um jogo extremamente emotivo, após prolongamento o resultado registava uma igualdade. Sporting (Meneses, 49 g.p.) 1-1 FC Porto (Gomes). Perante os regulamentos oficiais, em caso de empate após prolongamento, haveria um segundo jogo, finalíssima da Taça de Portugal. Iria então jogar-se aquilo que foi a primeira finalíssima da história da Taça de Portugal.

Devolvidos oito dias, 24 de Junho 1978, as duas equipas encontram-se novamente no Estádio Nacional, para um novo jogo, e aqui sim, o Sporting foi mais forte e venceu o troféu, mesmo assim com um resultado suado de 2-1 com golos de Vítor Gomes e Manuel Fernandes.

Estádio Nacional (Oeiras), 24 de Junho 1978
Árbitro: Mário Luís

Equipa: Botelho; Artur, Laranjeira, Meneses, Inácio ; Ademar, Vitor Gomes (Cerdeira, 81), Aílton ; Manuel Fernandes, Keita, Manoel.
Treinador: Rodrigues Dias


Golos: 1-0 Vitor Gomes (55m), 2-0 Manuel Fernandes (62m), 2-1 Seninho (80m).

Foto: Meneses parte para a bola, na marca de grande penalidade, e marca golo para o Sporting, empate 1-1 na final (1º Jogo).

Foto: os capitães de ambas as equipas sobem à tribuna do estádio Nacional, Octávio Machado (FC Porto) e Keita (Sporting), onde este ergue o troféu com a camisola da equipa portista.

Curiosamente, o Sporting disputou 3 finalíssimas da Taça de Portugal, e logo todas contra o FC Porto. Apesar de ter vencido a primeira, como ficou aqui relatado, acabou por sair derrotado nas duas restantes em 1993/94 e 1999/00.

1 comentário:

  1. Era miudo quando vi este jogo, e lembro me perfeitamente de ver o Keita com a camisola do Porto a erguer a Taça no estádio Nacional. Foi um jogo muito duro, tipico de final de epoca, mas no final ganhámos a Taça.

    Sporting Sempre !

    Chico

    ResponderEliminar